Últimas notícias do Viking
Mundo, Historiografia, Arqueologia, Astronomia e Concursos para professores em todo o Brasil

sábado, 11 de dezembro de 2010

Série Grandes artistas da História: Pieter Bruegel (O vovô, digo o Velho!)


O pintor e o mercador:
Provável auto-retrato
a esquerda
 Pieter Bruegel (1525-1569), geralmente conhecido como Pieter Bruegel, o Velho, para distingui-lo de seu filho mais velho, foi o primeiro de uma família de pintores flamengos. Ele soletrou seu nome Brueghel até 1559, e seus filhos, manteve o "h" na grafia de seus nomes.
Pieter Bruegel, o Velho, geralmente considerado o maior pintor flamengo do século 16, é de longe o mais importante membro da família. Ele provavelmente nasceu em Breda, no Ducado de Brabant, agora na Holanda. Aceito como um mestre em Antuérpia "guilda dos pintores, em 1551, ele foi aprendiz de Coecke van Aelst, um artista de Antuérpia, levando, escultor, arquiteto e designer de tapeçaria e vitrais. Bruegel viajou para a Itália em 1551 ou 1552, completando uma série de pinturas, a maioria paisagens, lá. Voltando para casa em 1553, ele se estabeleceu em Antuérpia, mas dez anos depois se mudou permanentemente para Bruxelas. Sua associação com a família Aelst van chamou Bruegel com as tradições artísticas do Mechelen (agora Malines), região em que camponeses e temas alegóricos executar fortemente. Suas pinturas, incluindo suas paisagens e cenas da vida camponesa, o estresse do absurdo e vulgar, ainda estão cheios de entusiasmo e detalhes finos. Ele às vezes era chamado de "camponês Bruegel" de obras como Festa de casamento Camponesas (1567).
Ele desenvolveu um estilo original, que mantém uniforme narrativa, ou contar histórias, o que significa. Na matéria, ele variou amplamente, desde os convencionais cenas bíblicas e parábolas de Cristo para tais representações mitológicas como Paisagem com a Queda de Ícaro; alegorias religiosas no estilo de Hieronymus Bosch , e sátiras sociais. Mas foi na natureza que ele encontrou sua maior inspiração. Suas paisagens de montanha tem poucos paralelos na arte européia. Populares em sua época, suas obras se mantiveram constantemente popular. Bruegel morreu em Bruxelas, entre 05 de setembro e 9 de 1569.

Fotografias por Mark Harden e Carol Gerten Jackson .
© 16 Aug 2002, Nicolas Pioch - Top - Up - Info © agosto 16, 2002, Pioch Nicolas - Top - Up - Info
Graças à Fundação BMW, o WebMuseum espelhos , parceiros e colaboradores pelo apoio.
Fonte: www.ibiblio.org/wm/paint/auth/bruegel/

Os mendigos (1568) - Museu do Louvre

A dança dos camponeses (1568) Museu de Viena

Margô a louca (1562) Museu da Antuerpia


A queda dos Anjos (1562) Museu de Bruxelas

O Banquete (1568) Museu de Viena