Últimas notícias do Viking
Mundo, Historiografia, Arqueologia, Astronomia e Concursos para professores em todo o Brasil

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Anno Domini e a Era Comum

Anno Domini (em latín ‘no ano do Senhor’), abreviado A. D., é um indicador calendário que indica que a cifra antecedente está contada a partir do ano cristão do nascimento de Jesus Cristo (Jesús de Nazaret), considerado o início da era cristã. No espanhol contemporâneo emprega-se com mais frequência o equivalente «após Cristo» (do grego Χριστός [jristós, ‘o Ungido’], referido a Jesús) abreviado d. C. para numerar nos anos de era-a cristã. Assim, 1492 A. D. e 1492 d. C. representam ambos no ano em que Colombo chegou a América.
 Esta designação usa-se para numerar nos anos no calendário juliano e o calendário gregoriano. A formulação latina original Anno Dómini Nostri Iesu Christi foi simplificada posteriormente como Anno Dómini, sendo tal ano determinado no 525 por Dionisio o Exiguo em sua Tabela de Pascoas, adaptando pela Europa ocidental durante o século VIII e em Oriente no século XVI.
Esta numeração de anos baseada em era-a cristã é predominante em muitos lugares do mundo, bem como no uso comercial e cientista. Tem sido o regular global durante décadas, sendo reconhecida por instituições internacionais como as Nações Unidas e a União Postal Universal. Tal predominancia deve-se à relevância da cristiandade no mundo ocidental e a influência deste na ciência, tecnologia e o comércio, bem como pelo facto de que o calendário gregoriano tem sido considerado durante bastante tempo como astronomicamente correto.
O uso tradicional do latín coloca a abreviatura A. D. dantes do ano; por exemplo: A. D. 2007 (que se diz: «anno dómini 2007», que se traduz ‘no ano 2007 do Senhor’). No caso de a. C. (dantes de Cristo) a abreviatura coloca-se após o ano; por exemplo: 64 a. C. (que se diz «64 dantes de Cristo»).

No entanto na actualidade é comum encontrar A. D. após o ano; por exemplo: 2007 A. D. (que se diz: «dois mil sete anno dómini» e traduz-se absurdamente ‘2007 no ano do Senhor’).
Também é comum agregar a abreviatura após os números de século e milénio; por exemplo: século IV A. D., apesar de que nesses casos a tradução literal não é congruente: ‘século quatro no ano do Senhor’.

Calculos erroneos :
O papa Juan I encarregou a Dionisio o estabelecimento do ano de nascimento de Jesucristo como ano primeiro da era cristã. Desgraçadamente, Dionisio equivocou-se no cálculo, entre quatro e sete anos [1] ao datar o reinado de Herodes I o Grande, deduzindo que Jesús nasceu no ano 753 a.ou.c. (Ab urbe condita ou data de fundação de Roma), quando deveu ser o 748 a.ou.c.


Era Comum:

Era Comum (EC) e Dantes de era-a Comum (AEC) são nomes alternativos para referir aos termos "Anno Domini" (AD) e "Dantes de Cristo (AC). Estas designações são usadas por algumas pessoas e cientistas devido a sua neutralidade já que os termos AD e AC denotam um matiz religioso. Em algumas ocasiões, em lugar de EC pode-se encontrar a abreviación e. v. (em latín, era vulgaris: ‘era comum’).
De acordo com Peter Daniels, experiente em linguística da Universidade de Chicago e da Universidade Cornell:  EC e AEC começaram a ser usados nas últimas décadas, possivelmente originados em estudos sobre o antigo Oriente Próximo em onde:
a )há muitos estudiosos judeus; e
b) é irrelevante datar de acordo a era-a cristã. Esta é, certamente, uma questão sensível.[cita requerida]

No entanto, o termo «era comum» tem antecedentes mais antigos. Um livro de 1716 do bispo inglês John Prideaux menciona, falando de Jesucristo: «Era-a comum, pela qual agora calculamos nos anos desde seu encarnación». Em 1835, Alexander Campbell, em seu livro Living Oracles (‘oráculos vivos’, em inglês), escreveu: «Era-a “ comum” ou anno Dómini, no quarto ano de Jesucristo, o primeiro dos quais durou só oito dias». Em seu artigo a respeito da cronología geral («General Chronology»), a Enciclopedia Católica diz: «Minha principal preocupação entre estas [dataciones de era] é qual é a que adoptam (neste século XX no que vivemos) as pessoas civilizadas, conhecidas como cristãos, se a “era vulgar” ou “era comum”».
O termo «vulgar» vem do latín vulgāris (de vulgus , ‘gente comum’), que significa o que pertence à gente comum, o quotidiano. Portanto, na datación indica o que se utiliza comummente por todas as pessoas, inclusive por aquelas que não crêem na divinidad de Jesús . No entanto, desde finais do século XVIII, o termo «vulgar» adquiriu um sentido peyorativo de ‘indecente’. O castelhano então traduz do latín «vulgar» como ‘comum’, ainda que faz excepções, como «línguas vulgares» (ainda que em tal caso se prefere línguas vernáculas).

A primeira utilização deste recurso encontra-se em uma tumba judia em Plymouth (Inglaterra):
Aqui está enterrado Seu Excelencia Judah ben seu excelencia Joseph, príncipe e honorado entre filántropos, que executou bons factos, morreu em sua casa na cidade de Bath, na terça-feira e foi sepultado aqui no sábado do 19 de sivan do ano 5585. Em memória de Lyon Joseph Esq (comerciante de Falmouth, Cornwall) que morreu em Bath em junho do Anno Mundi de 5585, EV 1812. Querido e respeitado.
Esta inscrição utiliza o calendário hebreu (5585), mas termina com um ano comum, 1825. Seguramente EV (escrito em inglês como VÊ) significa ‘era vulgar’ e é possível que se tenha utilizado em lugar de «a. C.» para evitar envolvimentos cristãs.

Muitos escritores judeus, estudiosos muçulmanos e outros preferem a anotação como termo neutro, enquanto alguns cristãos interpretam as siglas e. c. como ‘era cristã’. Em suas publicações, as Testemunhas de Jehová usam exclusivamente EC e AEC e explicam geralmente nos pés de página que o mesmo se refere a ‘era comum’ e ‘dantes da era comum’. Alguns intelectuais não religiosos nas áreas de história, teología, arqueologia, sociologia e antropologia, têm utilizado em recentes décadas esta referência.

Entre os maiores museus do mundo (como a Smithsonian Institution) também se tem popularizado a utilização de «era comum». Muitas guias de referência de centros educativos e meios de comunicação social prescrevem o uso de EC.[7] Inclusive guias de igrejas cristãs regulam dito uso, como a Igreja Episcopal nos Estados Unidos da América na diócesis de Maryland.

O uso da expressão «era comum» e «dantes de era-a comum» considera-se um avanço na unificação de critérios com culturas, religiões e ideologias de todas as latitudes que não se sentem representadas com um calendário de origem cristão.

- Sendo uma das razões da popularização de «era comum» o significado de representação universal, o termo já tem desenvolvido equivalentes em outras línguas que não têm recebido influência decisiva do cristianismo, tal é o caso da República Popular Chinesa que em 1949 aboliu a «era da República da China» desde sua fundação, para usar «era comum» (公元 gōngyuán).

- O calendário utilizado por Ocidente adquiriu um regular global na informática da cada computador. Portanto, é necessário apresentar um termo cultural e religiosamente neutro ante outras culturas que têm que usar essa tecnologia.
Por outra parte, no marco do actual questionamento à historicidade de Jesús, junto a isso se questionou a alusão a seu nascimento como uma meta válida para estabelecer um critério de corte entre eras históricas.
- E ainda assumindo como um facto a existência de Jesus , a etiqueta "anno Dómini" é certamente errónea no que se refere ao nascimento de Jesús de Nazaret que, provavelmente ocorreu dantes do 4 a. C. (que foi no ano da morte de Herodes o Grande).

A expressão "anno Dómini" (que significa literalmente ‘ano do Senhor’) seria útil só se precede ao número dos anos. Por exemplo: A. D. 655. Mas quando se usa com o número dos séculos (e outras unidades de tempo, como décadas e milénios) gera problemas gramaticales: A. D. Século VII, significaria literalmente: ‘No ano do Senhor século VII’, isto é, um erro sintáctico de concordancia. Em mudança a referência EC evitaria esse problema. Por exemplo: «era comum, século XXI».

O termo é usado amplamente por intelectuais e pela comunidade científica. É só questão de alterar para. C. e d. C. por AEC e EC, já que em ambos os anos estão listados exactamente da mesma maneira (por exemplo: 33 a. C. converte-se em 33 AEC). Os documentos que não têm EC não precisam ser mudados de todas formas (por exemplo, 1066 permanece igual tanto no sistema d. C. como no sistema EC).

Oposição:
Algumas pessoas criticam que o uso de "Era Comum" não passa de ser um eufemismo (centrado mais no envolvimento religioso da expressão), em vez de uma tentativa prática de substituir ao calendário cristão, já que sistema AEC/EC mantém em um mítico ano 1 que continua centrando a data no suposto nascimento de Jesús .
- A falta de vantagens práticas contribuídas pelo sistema AEC/EC ficaria em evidência ao perpetuar um dos principais problemas do calendário cristão, a falta de um ano zero.

- Dada a suposta falta de benefícios práticos do sistema AEC/EC, e dado que não existe nenhum esforço por eliminar outros termos originados em religiões não cristãs, muitas pessoas argumentam que o movimento para substituir a. C. e d. C. com AEC e EC, é um movimento especificamente anticristiano.

Um das falhas que se atribuem à expressão "Anno Domini" é a de sua falta de universalidade, no entanto, em alguns paises se adoptaram terminos equivalentes desde longa data. Por exemplo, os chineses usam zhŭhoù 主後 (literalmente, ‘após o Senhor’).

- Ademais, a. C e d. C. utilizaram-se por tanto tempo que eventualmente teriam perdido seu connotación religiosa, tranformandose em um regular global.

- Com respeito ao tópico da universalidade, assinalou-se que o novo sistema AEC/EC não se utilizou o suficiente como pára que seja aceite e entendido.

Nossa Era:
Nossa Era, ao igual que a expressão Era Comum, é uma denominação que substitui alternativamente a de "era cristã". Designa-se através dela o mesmo período que computa nos anos a partir do ano 1 (convencionalmente no ano do nascimento de Jesús) mas com uma visão universal que exclui a parcialidad religiosa.
Como alternativa à abreviatura a. C. (‘dantes de Cristo’) propõe-se o uso do acrónimo ANE ou a abreviatura a. n. e. (‘dantes de nossa era’). Por exemplo, Roma fundou-se no 753 a. n. e. Como alternativa à abreviatura d. C. (‘após Cristo’) propõe-se o uso do acrónimo NE ou a abreviatura n. e. (‘nossa era’). De acordo com as regras de escritura do idioma espanhol, as abreviaturas devem levar espaço após a cada ponto.