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quarta-feira, 9 de março de 2011

Vamos rodar! A História da Harley-Davidson e da lendária Route 66

A Harley comecou com uma ideia de dois malucos em 1901, em Milwaukee, nos Estados Unidos. Um tinha 20 anos e outro 21. Ambos amigos de infancia. Ambos eram desenhistas de pecas para carros em uma empresa. Se juntaram a outros 2 HarleyBrothers q eram mecanicos dos fudidos e montaram a primeira harley-Davidson numa garagem escura. O carburador era feito de uma lata de molho de tomate (abencoado seja). O motor foi acoplado a uma bike e na subida tinha q pedalar senao nao subia nem com reza brava. Como a producao estava prometendo, construiram um barraco de 4X5 mts no quintal da casa do cara. Na porta do barraco pintaram "Harley-Davidson Motor Co.", e entao nasceu a lenda.
Em 1903, produziram 3 motocicletas. A primeira foi vendida pra um maluco q andou 6.000 milhas, q vendeu pra outro q andou 15.000 milhas, e q vendeu pra outros 3 mais doidos q juntos andaram 62.000 milhas. (sinal q era um tesao). Nesse mesmo ano a Harley-Davidson foi anunciada como a unica moto a cobrir mais de 100.000 milhas e continuar rodando com pecas originais (num é brinquedo nao!).
Apos 4 anos a producao aumentou pra 50 motocicletas, assim como o galpao e o numero de funcionarios, e o bolso dos caras tbem ja tava ficando cheio de doletas ($$$$). No mesmo ano a producao triplicou! Ate 1913 as motos so pegavam no tranco ou entao na pedalada, dai inventaram o pedal de partida. Em 1914 a Harley-Davidson comecou a apoiar corredores independentes e conquistou N titulos. Em 1917 os EUA entraram na Primeira Guerra Mundial e a Harley-Davidson fez a sua parte e comecou so a produzir motos para serem usadas na Guerra.
Durante este periodo, com a producao de motocicletas para civis suspensa na Inglaterra, os motociclistas que nao estavam no combate foram obrigados a olhar para motos de fora, fazendo com que a fama da Harley aumentasse ainda mais. Antes do fim da guerra, mais de 20.000 motos foram despachadas para a Europa. Ate a guerra, todas as motos fabricadas eram da cor cinza. Durante e apos a guerra passaram a ser da cor verde. Em 1921 a Harley foi a primeira moto a ganhar uma corrida com a grande velocidade de 100 milhas por hora. Em 1926, surge o tanque em forma de gota, que virou marca registrada da companhia. Porem tambem em 1929, a industria de motocicletas e a industria automobilistica passaram por uma crise devido a falta de dinheiro para adquirir um transporte individual. Muitas fabricas fecharam. Nesta epoca, as motocicletas tornaram-se objeto de recreacao. A Harley - Davidson, assim como as outras, tambem foi atingida, fazendo com que a producao baixasse de 32.000 motos por ano para 6.000 ate 1933. Com o fim da crise em 1933, a Harley, para atrair compradores, começou a pintar as motos em varias cores diferentes e colar decalques. Com esse tipo de inovacao, nasceu o estilo
Harley-Davidson, nao so de possuir sua motocicleta com caracteristicas proprias, mas tbem de usar roupas de couro negras, de ouvir um rock (heavy tbem) e de ser livre.. Assim, foram surgindo os acessorios, que hoje fazem parte da historia da Harley. 1956 foi o ano em que o Rock n' Roll tomou conta dos EUA. Em maio deste ano, a revista "The Enthusiast", publicou um artigo entitulado "Quem eh Elvis Presley?", o jovem cantor de Memphis que apareceu na revista com sua motocicleta favorita, uma Harley - Davidson. A partir dai a Harley e o Rock'n Roll nunca mais se separaram. Nos anos 70 o sucesso da Harley nas estradas era tao grande quanto nas pistas. Ja era fabricada tbem na Italia.Dai pra frente foi se superando cada vez mais e mais, com o motor e o design cada vez mais inacreditaveis e supreendentes. E eh isso ae....depois me perguntam pq eu uso o nick HarleyWoman. Resumindo...... a Harley-Davidson Motor Company deixou sua marca na historia e acima de tudo, a companhia provou para quem quiser ver que a aventura ainda esta longe de morrer.
Fontes: http://harleyhistory.blogspot.com/ Obrigado pela essa excelente matéria!
http://www.harley-davidson.com/



Route 66, na sua designação oficial, é um dos ícones do motociclismo e sendo a estrada mais desejada para uma viagem sobre duas rodas no mundo. Também conhecida como “Will Rogers Highway”, “Main Street of America” ou ainda “Mother Road”, a Rota 66 era uma estrada do Sistema Rodoviário dos Estados Unidos e foi aberta ao tráfego em 11 de Novembro de 1926 (84 anos) A famosa rota inicia em Chicago e vai até Los Angeles, cruzando os estados de Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e Califórnia, num total de 3.945 km.
A Rota 66 sofreu melhoramentos e correções de trecho ao longo de sua vida útil, alterando o seu rumo e o comprimento total. Muitos das alterações proporcionaram trechos mais rápidos e mais seguros ou contornaram trechos congestionados, próximos de grandes centros urbanos. Uma dessas alterações moveu o extremo ocidental da rodovia, originalmente no centro de Los Angeles, mais para o oeste, na cidade de Santa Monica.
A Rota 66 foi o caminho mais usado nas migrações internas, especialmente durante os anos 1930 e foi economicamente muito importante para as comunidades localizadas ao longo de sua extensão. Os comerciantes situados à beira da Rota 66 viram muita prosperidade, devido à fama alcançada pela rodovia. Estas mesmas pessoas lutaram, mais tarde, por manter a rodovia aberta, mesmo depois da implantação do Sistema de Rodovias Federais (Interstate Highway System). A Rota 66 foi oficialmente retirada do Sistema de Rodovias Americanas em 27 de Junho de 1985, quando se decidiu que não era mais uma estrada relevante e tinha sido substituída pelas rodovias interestaduais.
A visão do deserto na 66, dá impressão que
você esta num filme hollywodiano
Alguns trechos da Rota 66 que passam pelos estados de Illinois, Missouri, New México e Arizona foram designadas “Trechos Pitorescos Nacionais”, com a designação “Histórica Rota 66”, voltando a figurar nos mapas rodoviários. Alguns trechos na Califórnia são designados como Rodovia Estadual 66 e outros mantém a sinalização como “Histórica Rota 66”. O princípio da construção da Rota 66 remonta a 1857, levou 69 anos pra ser construida (aberta em 1926) quando o Tenente Edward F. Beale, da Marinha dos Estados Unidos e prestando serviços no Corpo de Topógragos do Exército, recebeu a missão de construir uma rota para carroças ao longo do Paralelo 35. Sua segunda missão era testar a possibilidade do uso de camelos como animal de carga, nas áreas desérticas do sudoeste americano.
A estrada foi construída em pequenos trechos interligados e tinham denominações diferentes em cada estado por onde passava. Os empresários Cyrus Avery, de Tulsa, Oklahoma e John Woodruff, de Springfield, Missouri, são considerados os pioneiros na criação de uma ligação viária interestadual entre Chicago e Los Angeles.
Seus esforços de muitos anos só foram considerados na primeira legislação federal sobre rodovias, em 1916. Porém, sómente com a Lei do Congresso de 1925, o Governo instituiu um plano nacional de rodovias. A designação oficial como Rota 66, foi efetivada no verão de 1926. Os técnicos do governo planejaram a Rota 66 como a rua principal de pequenas comunidades rurais e urbanas, ao longo de seu caminho, por uma razão prática: muitas dessas comunidades não tinham acesso a qualquer tipo de rodovia, naquela época. Springfield, Missouri é oficialmente reconhecida como o local de nascimento da Rota 66 e foi ali que as autoridades propuseram, em Abril de 1926, o nome para a rodovia ligando Chicago a Los Angeles. Uma placa comemorativa está colocada na Park Central Square, no centro de Springfield.
O volume de tráfego cresceu consideravelmente na rodovia por razões geográficas. A maior parte da rodovia está construída em terreno plano, o que era um atrativo para os caminhões. Com a grande migração interna de 1930, milhares de famílias dos estados de Oklahoma, Arkansas, Kansas e Texas mudaram-se para a Califórnia à procura de emprego na agricultura, tornando a Rota 66 ainda mais popular.
A Rota passava por numerosas vilas e povoados e o crescente volume de tráfego criou as condições para que pequenos negócios familiares, tais como postos de gasolina, restaurantes, pequenos hotéis e pousadas fossem construídos, prontos para receber os viajantes. A Rota 66 foi a primeira rodovia americana a ser totalmente pavimentada, trabalho concluído em 1938.
Seu traçado original tinha muitos pontos perigosos e ela chegou a ser chamada de Sangrenta 66 (Bloody 66), mas trabalhos de realinhamento e de correções de trechos foram sendo executados, eliminando as curvas fatais. Durante a Segunda Guerra Mundial a Rota 66 já era famosa e recebeu ainda mais tráfego, em função do trânsito gerado pelo esforço de guerra, que movia material bélico para a Califórnia, onde era embarcado para suprir as tropas que lutavam no Pacífico.
Nos anos 1950, a Rota 66 tornou-se a rodovia preferida dos turistas que demandavam a costa oeste dos Estados Unidos. Ao longo da Rota 66 vários novos negócios foram “inventados”, incluindo os motéis (originalmente chamados de “motor hotel”) e os restaurantes de comida rápida (fast-food). O primeiro “drive-in” (Red’s Giant Hamburgers), foi aberto em Springfield, Missouri e o primeiro McDonald’s em San Bernardino, Califórnia. Em 1956 o Presidente Eisenhower aprovou a lei que criou o Sistema de Rodovias Interestaduais (Interstate Highway System), planejado como infraestrutura logística, resultado da experiência militar durante o conflito mundial.
Partes da Route 66 já estão sendo apagadas
pelo tempo.
A Rota 66 foi sendo modificada, com suas faixas de rolamento duplicadas, triplicadas e quadruplicadas nas áreas de maior densidade de tráfego. Ao mesmo tempo, anéis viários foram construídos, contornando a maioria das cidades ao longo da rodovia. Muitos dos trechos duplicados da Rota 66 foram transformados em “freeways”, com acesso limitado, proporcionando mais segurança. A construção das rodovias federais interestaduais (“Intestate Highway”) fragmentou a Rota 66 e, em 1984, o último trecho ainda intocado, no estado do Arizona, foi modificado com a criação da Interstate 40. No ano seguinte a Rota 66 deixou de existir oficialmente e nenhuma rodovia recebeu a numeração 66, em sua substituição. Hoje, o que era originalmente a Rota 66 foi substituída por várias rodovias interestaduais.
O primeiro trecho de 477 km, entre entre Chicago e St.Louis, é agora a Interstate 55 (I-55). A partir daí, a I-44 continua a rota até Oklahoma City, por 797 km. Depois, a I-40 assume o maior trecho, seguindo até Bastow, Califórnia (1.950 km). A rodovia I-15 assume o trecho de 110 km até San Bernardino e a I-10 leva o tráfego até a região metropolitana de Los Angeles e Santa Monica, no litoral, pelos restantes 125 km.
De Chicago a Santa Monica, hoje, são 3.459 km, contra os 3.945 km originais da Rota 66. Desde a sua desativação como estrada oficialmente reconhecida, em meados dos anos 1980, vários grupos tem se formado e trabalhado contínuamente para preservar a a rota e sua herança cultural e histórica. Muitos trechos da Rota 66, que não foram tranformados em rodovia interstadual, continuaram a existir como estradas municipais ou até como estradas privativas. Outros trechos, porém, foram simplesmente abandonados. O primeiro grupo formado com a intenção de preservar a Rota 66 foi fundado no Arizona em 1987, seguido de outro no Missouri em 1989. Outros grupos, em outros estados cobertos pela Rota 66, foram criados nos anos seguintes. Em 1990 o Estado do Missouri declarou a Rota 66 como uma “Rota Histórica Estadual” e o primeiro emblema “Historic Route 66” foi colocado na Rua Kearney, esquina da Avenida Glenstone, em Springfield.
Hoje, emblemas como este são encontrados ao longo de 3.860 km da antiga Rota 66. Várias cidades homenageam a velha estrada, em vários estados. Nas cidades de Rancho Cucamonga, Rialto e San Bernardino, na Califórnia, sinais com o emblema da Rota 66 foram colocados ao longo do Boulevard Foothill. O mesmo é encontrado nas cidades de Pasadena, San Dimas, LaVerne e Claremont, ao longo do mesmo boulevard. Em Flagstaff, Arizona, a Avenida Santa Fé foi rebatizada de Route 66.
O Chicado Blues Festival, realizado anualmente em Junho em Grant Park, Illinois, acontece num trecho da Rota 66 original, que é fechada ao tráfego de veículos durante a festa. Em 1999 uma lei foi assinada pelo Pres. Bill Clinton, que concedeu fundos no total de US$ 10 milhões, para preservação e restauração de locais históricos na Rota 66. Em 2008, o Fundo Mundial de Monumentos - uma ONG destinada a preservação de monumentos históricos em todo o mundo - incluiu a Rota 66 na sua lista de Monumentos em Perigo.
Locais ao longo da antiga rota, tais como postos de gasolina, motéis, cafés e armazéns estão ameaçados pela especulação imobiliária, nas áreas urbanas, ou pelo declínio, nas áreas rurais. Com a popularidade e o misticismo involvendo a Rota 66 continuando a crescer, pressões junto aos orgãos governamentais dos Estados Unidos tem aumentado, no sentido de melhorar a sinalização histórica da rota e voltar a mostrá-la no mapas e atlas rodoviários americanos.

Matéria escrita por Volnei Marx para o jornal " A Semana" PR.
Fonte:http://www.adjorisc.com.br/