Últimas notícias do Viking
Mundo, Historiografia, Arqueologia, Astronomia e Concursos para professores em todo o Brasil

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Um ano de Bruto!!! Em ritmo de festa. Urraaahhh!!!

Homem vestido de viking (Foto: Lalo Villar/AP)
PURA BARBÁRIE!!! NAPALM!!!

A história do Aniversário:¹ ²

Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração surgiram no Ocidente, Entre os Gregos e depois os Romanos na Antiquidade Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião.
Ártemis caçadora,
de Leocarés (cópia romana)
Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis (Diana, para os romanos), passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua. As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos gregos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro. Os gregos dizem que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o Deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia.
Os romanos comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "dies sollemnis natalis". Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.
Se quiserem, mandaremos
um bolinho pra vocês
A tradição de sempre festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é totalmente seguida no mundo. No Vietnã, por exemplo, tal comemoração não se dá na data específica do nascimento, mas na passagem do ano novo, de forma coletiva.

O "Parabêns para Você!²

A melodia de "Parabéns a Você" tem origem na canção "Good Morning to All" ("Bom dia a todos"), das irmãs e professoras norte-americanas do Kentucky, Mildred e Patricia Smith Hill, que resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola. A melodia era acompanhada pela repetição do título quatro vezes. Isto ocorreu no ano de 1874. As duas registraram a composição em 1893, até que em 1923 a composição foi publicada num livro de Robert Coleman, tendo conservado a melodia e alterado o verso para "Happy Birthday to You" ("Feliz Aniversário a Você"), versão que rapidamente se popularizou. Em 1933 Jessica Hill, irmã das verdadeiras autoras, ingressou na justiça reivindicando os direitos autorais, saindo vitoriosa.
A partir desta última data, todas as execuções de "Happy Birthday..." em rádios, televisão e cinema têm de pagar os royalties à Warner (a dona do coelho Pernalonga), atuais detentoras dos direitos, e em 2002 renderam mais de 2 milhões de dólares. (pelo bem dos negócios, nós, por exemplos, pagamos com "cheque pré datado")
No Brasil, a música chegou ao Brasil, ainda cantada em inglês. Almirante, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de "Happy Birthday To You". Dentre cerca de 5 mil participantes, a vencedora escolhida por um juri composto por imortais da Academia Brasileira de Letras foi Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba. Bertha, até sua morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu, como no excerto abaixo:
Parabéns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida

hoje é dia de festa
vivam as nossas almas
para o/a menino(a) ...
uma salva de palmas,

Tenha tudo de bom
do que a vida contém,
tenha muita saúde
e os amigos também".

Hoje o "Bruto" faz "um" ano
Porque Deus assim quis
O que mais desejamos
É que seja feliz!
As pessoas costumam utilizar somente as duas primeiras estrofas no tradicional!

Fonte:
Brasil Escola¹; Wikipédia ²; Wikipédia ³
Imagens:
Ártemis
Globo News
O viking voltou! E trouxe seus amiguinhos...
Precisamos comprar mais salgadinhos!