Ela é a afirmação que o blues, soul, gospel, country e rock com uma autoridade inquestionável e vivaz, sem medo habitando congestionamentos guitarra psicodélicos, de volta da varanda de base e tudo mais. Suas performances vulcânicas deixaram o público chocado e atônito, enquanto seu magnetismo sexual, seu comportamento e estilo extravagante quebrou todos os estereótipos sobre os artistas do sexo feminino e, essencialmente, inventou a paradigma "mama rock".
Nascida em Port Arthur, Texas, em 1943, Joplin caiu sob o domínio do blues nas vozes de Leadbelly, Bessie Smith e Big Mama Thornton em sua adolescência, e da autenticidade dessas vozes fortemente influenciado sua decisão de se tornar uma cantora. Ela se auto-descreveu "desajustada" na escola, sofrendo um ostracismo virtual, mas se envolveu em música popular com seus amigos e artistas. Ela frequentou a faculdade brevemente em Beaumont e Austin, mas foi mais atraída pela música e poesia do que vencer em seus estudos, que em breve ela desistiu e, em 1963, Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.
Ela voltou para o Texas para fugir dos excessos e voltou-se a matricular como uma estudante de sociologia na Universidade de Lamar, adotando um penteado de colmeia e viver uma vida em geral "em linha reta", apesar de incursões ocasionais de realizar em Austin. Mas a Califórnia chamou-a de volta para os seus braços, em 1966, quando ela entrou para o grupo Big Brother & The Holding Company. Sua adoção de um estilo selvagem da alfaiataria - com óculos da vovó, frisado-out de cabelo e roupas extravagantes que piscou, estilo hippie, na era burlesco - ainda mais a reputação de seu cravado em expansão.
A banda está cada vez mais alto perfil mostra lhes valeu uma base de fãs dedicados e atenção indústria séria, eles assinaram com a Columbia Records e lançou seu primeiro grande gravadora em 1967. É claro, que era a presença sísmica de Joplin que causou toda a comoção, como evidenciado por sua performance quebra no Monterey Pop Festival, que foi capturada para a posteridade pelo cineasta D.A. Pennebaker, no filme, colega pop star Mama Cass pode ser visto declamando o palavra "Uau", em lágrimas, quando Joplin seu cantava a música "Ball and Chain".
"Piece of My Heart", do Big Brother em 1968 o LP Cheap Thrills, atirou para o 1 º lugar, o álbum vendeu um milhão de cópias em um mês, e Joplin se tornou uma sensação - ganhando elogios arrebatadora das revistas Time e Vogue, aparecendo em The Dick Cavett Show e capturar a imaginação do público que nunca tinha experimentado tal intensidade de fogo em um cantora de rock. Sua saída do Big Brother e emergência como uma estrela solo eram inevitáveis, ela montar sua própria roupa, a Kozmic Blues Band, e em 1969 lançou o I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! Rendeu mais prêmios por vendas!. Esse ano também viu o seu desempenho no festival de Woodstock.

Sua morte ocorreu quando tinha apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, em Westwood, Califórnia. Durante a cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico. O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O conjunto de platina quádrupla se tornou o lançamento mais vendido da carreira de Janis Joplin e, em 2003, foi classificada como # 122 em revista Rolling Stone, "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos".

Joplin foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 1995 e postumamente dado um Prêmio Grammy Lifetime Achievement em 2005. Mas tais honras apenas oficializou o que o rock fãs já sabiam: que ela estava entre as maiores cantoras mais poderosas do formulário já conhecidos - e que ela abriu a porta para inúmeros artistas em todo o espectro musical.
Fonte e imagens: http://www.janisjoplin.com/index.php & http://pt.wikipedia.org/wiki/Janis_Joplin
(Atenção, texto com falhas de tradução)
(Atenção, texto com falhas de tradução)