Últimas notícias do Viking
Mundo, Historiografia, Arqueologia, Astronomia e Concursos para professores em todo o Brasil

domingo, 24 de março de 2013

Genghis Khan - Não basta ser bruto... Tem que participar!

Os cavaleiros em seus torneios, em suas melhores roupas, armaduras e emblemas de ascendência, creditava que eles eram os principais guerreiros do mundo, enquanto os guerreiros mongóis pensava o contrário. Cavalos mongóis eram pequenos, mas seus cavaleiros foram levemente vestidos dando a eles maior velocidade e agilidade com as armas. Estes eram homens resistentes que cresceram em cavalos e caça, tornando-os guerreiros melhores do que aqueles que cresceram em sociedades agrícolas e cidades. Sua arma principal era o arco e flecha. E os mongóis de 1200 precoce foram altamente disciplinado, soberbamente coordenada e brilhante de tática.

Os mongóis eram analfabetos, religiosamente xamânica e, talvez, não mais do que 700.000 em número. Sua linguagem é hoje descrito como Altaic, derivado de habitantes na cordilheira Altay, no oeste da Mongólia - uma linguagem não relacionado para o chinês. Eles eram pastores no gramado planícies ao norte do deserto de Gobi e ao sul das florestas siberianas. Antes do ano 1200, tribos mongóis  foram fragmentados, movendo-se em pequenos grupos liderados por um chefe, ou khan, e vivendo em habitações portáteis, chamado pelos mongóis " ger ". Eles suportaram privações freqüentes e áreas esparsas para pastagem dos seus animais. freqüentemente disputavam com a relva, e durante os tempos difíceis que ocasionalmente invadido, interessado em mercadorias, em vez de derramamento de sangue. Eles não coletavam cabeças ou crânios como troféus, e não entalhavam madeira para gravar suas matanças.

A partir do fim da adolescência para a idade 38, em 1200, um mongol chamado Temujin (Temujin) subiu como khan sobre várias famílias. Ele era um bom gerente, coletando as pessoas de talento. Ele era vassalo de Ong Khan, chefe titular de uma confederação melhor organizado do que outros clãs Mongol. Temujin juntou Ong Khan, em uma campanha militar contra os tártaros ao seu leste, e após o sucesso desta campanha Ong Khan declarou Temujin seu filho adotivo e herdeiro. Filho natural Ong Khan, Senggum (Senggüm), estava esperando para suceder seu pai e conspirou para assassinar Temujin. Temujin soube disso, e aqueles leais a Temujin derrotou aqueles leais a Senggum. Temujin foi agora estabelecido como a cabeça do que tinha sido coalizão Ong Khan. E, em 1206, com a idade de 42, Temujin levou o Governador título universal, que se traduz em Genghis Khan , e ele se dirigiu a seus partidários alegres agradecendo-lhes pela sua ajuda e sua lealdade.

Como os povos em outros lugares, os indivíduos de Genghis Khan viu-se no centro do universo, a maior de pessoas e favorecido pelos deuses. Eles justificam o sucesso de Genghis Khan na guerra, afirmando que ele era o mestre de direito não somente sobre os "povos da tenda sentiu" mas o mundo inteiro. Genghis Khan continuou organizando. Ele melhorou sua organização militar, que também foi para servir como uma burocracia móvel político, e ele terminou o que restava de tribos inimigas de idade, deixando como etnicamente homogêneo apenas as tribos que tinham demonstrado lealdade a ele. Ele criou um corpo de leis que ele estava a trabalhar em toda a sua vida.


O sequestro de mulheres causou brigando entre os mongóis, e, como um adolescente, Temujin tinha sofrido desde o sequestro de sua jovem esposa, Borte. Depois de dedicar-se a resgatá-la, ele fez direito o que havia para haver sequestro de mulheres. Ele declarou que todos os filhos legítimos, aquele a quem a mãe. Ele fez a lei que nenhuma mulher seria vendida em casamento. O roubo de animais causou dissensão entre os mongóis, e Genghis Khan fez uma ofensa capital. Um animal perdido era para ser devolvido ao seu proprietário, e tendo propriedade perdida como próprio deveria ser considerado roubo e um crime capital. Genghis Khan regulada caça - uma atividade de inverno - melhorar a disponibilidade de carne para todos. Ele introduziu manutenção de registros, aproveitando seus anos de movimento antes de ter sua língua nativa colocar na escrita. Ele criou selos oficiais. Ele criou um oficial supremo da lei, que era de recolher e preservar todas as decisões judiciais, para supervisionar os julgamentos de todos os acusados ​​de irregularidades e de ter o poder de emitir sentenças de morte. Ele criou ordem em seu reino que fortaleceram e sua capacidade de expansão.

Conquistas no norte da China

 Khan mudou-se para proteger suas fronteiras. Para seu sul ele fez uma aliança com os uigures , que estavam mais perto do que os mongóis foram para a Rota da Seda e à riqueza. Ele se casou com a filha para o Khan uigur, eo Khan uigur trouxe para a festa de casamento de uma caravana carregada com ouro, prata, pérolas, tecidos de brocado, sedas e cetins. Os mongóis só tinha couro de peles, e sentiu - uma humilhação para um mestre de todo o mundo.

Genghis Khan necessário espólio para pagar as tropas garantir sua fronteira norte e subjugar um velho inimigo lá, os Merkits . Ele agiu em seu mandato como o regente de todo o mundo e atacou os governantes de agricultores e pastores, no noroeste da China , o Tangut, que tinham muito em produtos como o Khan uigur. Em guerreiros mongóis foram superados 2-1, e eles tiveram que aprender um novo tipo de guerra contra as cidades fortificadas, incluindo as linhas de fornecimento de corte e rios desvio. Genghis Khan e seu exército foram vitoriosos, e em 1210 Genghis Khan ganhou do reconhecimento Tangut como suserano.

Também em 1210, o dynastry Jin de pessoas Jurchen, que determinou que parte do norte da China, que incluiu Pequim , enviou uma delegação a Genghis Khan exigindo submissão mongol como vassalos. A dinastia Jin controlado o fluxo de bens ao longo da Rota da Seda, e desafiá-los significava a falta de acesso a esses bens. Gengis Khan e os mongóis discutido o assunto e escolheu a guerra. Genghis, de acordo com o estudioso Jack Weatherford, rezou sozinho em uma montanha, curvando-se e afirmando o seu caso com "seus guardiões sobrenaturais", descrevendo as queixas, as torturas e os assassinatos que gerações de seu povo havia sofrido nas mãos do Jurchen. E ele confessou que não tinha procurado a guerra contra o Jurchen e não tinha iniciado a briga. 


Em 1211, Genghis Khan e seu exército atacaram. O Jurchen (Jin) dinastia teve um grande exército e eficaz, mas eles foram duramente pressionado por ambos os mongóis e por uma guerra de fronteira com o Tangut. Eles também foram atacados por chineses do sul do rio Yangzi, o imperador Song do Sul que desejam tirar proveito do conflito Jurchen-Mongol para libertar norte da China. Mas o Jurchen levou os exércitos chineses em retiro. Os mongóis estavam se beneficiando da China ter falhado durante o século anterior para tornar-se um forte poder militar. Eles se beneficiaram muito da decisão Jurchen dynastry (Jin) povo conquistado. Os mongóis usado táticas de dividir e conquistar, usando benevolência para com aqueles que se aliaram a eles e terror e derramamento de sangue contra aqueles que não o fizeram. Eles destruíram o campo, coleta de informações e espólio e dirigir populações na frente deles, obstruindo as estradas e prendendo o Jurchen dentro de suas cidades, onde a dinastia Jurchen (Jin) foi sujeita a revoltas. Os mongóis usado trabalho recrutado em atacar cidades e na operação de suas recém-adquiridas máquinas de cerco chineses.

Contra o Jurchen os mongóis tinham uma vantagem na dieta, que incluiu um monte de carne, leite e iogurte, e poderiam perder um dia ou dois de comer melhor do que soldados Jurchen, que comiam grãos. Genghis Khan e seu exército invadiram Pequim e empurrado para dentro do coração do norte da China. O sucesso militar ajudou a que as pessoas adquiriram a impressão de que Genghis Khan teve o Mandato do Céu e que o combate contra ele estava lutando contra o próprio céu. O imperador mongol Jurchen reconhecida autoridade e concordou em pagar o tributo.

Depois de seis anos de luta contra o Jurchen, Genghis Khan retornou à Mongólia, deixando um de seus melhores generais encarregados de posições mongóis. Retornando com Genghis Khan e sua mongóis eram engenheiros que se tornou uma parte permanente de seu exército, e não havia músicos de cativeiro, tradutores, médicos e escribas, camelos e carregamentos de mercadorias. Entre os bens eram de seda, incluindo seda corda, almofadas, cobertores, roupas, tapetes, tapeçarias, porcelana, chaleiras de ferro, armaduras, perfumes, jóias, vinho, mel, medicamentos, bronze, prata e ouro, e muito mais. E bens provenientes da China agora vêm em um fluxo constante.

Os mongóis estavam felizes de estar de volta da China, a sua terra natal em maior altitude, menos úmido e mais frio. Como comedores de carne e pouco povoada que se sentia superior para as pessoas no norte da China, mas eles gostaram do que a China tinha para oferecer, e em casa não havia mudança. O fluxo contínuo de produtos da China teve de ser administrada e adequadamente distribuídos, e os edifícios tiveram que ser construídos para armazenar as mercadorias. Sucesso na guerra estava mudando os mongóis - como tinha os romanos e os árabes.

Para o Afeganistão e da Pérsia

 Khan queria comércio e mercadorias, incluindo novas armas, para sua nação. Uma caravana mongol de várias centenas de comerciantes se aproximou de um Império recém-formado Khwarezmid na Pérsia e na Ásia Central. O sultão não alegou que espiões estavam na caravana. Genghis Khan enviou emissários. O sultão recebeu por ter o chefe dos emissários de mortos e as barbas dos outros queimados, e mandou os outros enviados de volta para Genghis Khan.

Genghis Khan retaliou, movendo-se com o seu exército para o oeste. No mais frio dos meses, os mongóis cavalgou através do deserto para Transoxiana sem bagagem, desacelerando o ritmo de comerciantes antes de aparecer como guerreiros na frente das pequenas cidades do império do sultão. Sua estratégia era para assustar os moradores da cidade a entregar sem luta, beneficiando suas próprias tropas, cujas vidas ele valorizado. Aqueles medo na rendição foram poupados da violência. Os que resistiram foram abatidos como um exemplo para os outros, que enviou muitos fugindo e espalhando pânico das primeiras cidades a cidade de Bukhara . Pessoas em Bukhara abriram os portões da cidade para os mongóis e se rendeu. Genghis Khan disse que eles, as pessoas comuns, não estavam em falta, que as pessoas de alto escalão entre eles haviam cometido grandes pecados que inspiraram a Deus que envie ele e seu exército como punição. Cidade do sultão capital, Samarkand , rendeu-se. Exército do sultão se rendeu, eo sultão fugiu.

Genghis Khan e seu exército empurrou mais profundamente o que tinha sido o império do sultão - para o Afeganistão e depois para a Pérsia . Diz-se que o califa de Bagdá foi hostil com o sultão e Genghis Khan apoiado, enviando-lhe um regimento de cruzados europeus que haviam sido seus prisioneiros. Genghis Khan, não tendo necessidade de infantaria, os libertou, com aqueles que fazem a Europa espalhando a primeira notícia da conquista mongol.

Genghis Khan tinha 100.000 a 125.000 cavaleiros, com uigures e Turkic aliados, engenheiros e médicos chineses - de um total de 150.000 para 200.000 homens. Para mostrar sua apresentação, aqueles o seu exército se aproximou alimento oferecido, e força de Genghis Khan garantiu-lhes proteção. Algumas cidades se rendeu sem luta. Nas cidades, os mongóis foram forçados a conquistar, Genghis Khan dividiu os civis de profissão. Ele elaborou os poucos que eram alfabetizados e quem poderia falar várias línguas. Aqueles que tinham sido a cidade mais rica e poderosa, ele não perdeu tempo em matar, lembrando que os governantes que ele tinha deixado para trás após a conquista do Tangut e Jurchen havia traído logo após seu exército ter retirado.

Diz-se que o militar Genghis Khan não fez mutilar tortura, ou mutilar. Mas seus inimigos são relatadas como tendo feito isso. Mongóis capturados foram arrastados pelas ruas e mortos para o desporto e para entreter os moradores da cidade. Exibe horríveis de stetching, emasculação, barriga de corte e cortar em pedaços era algo governantes europeus estavam usando para desencorajar potenciais inimigos - como foi logo acontecer com William Wallace por ordem do rei da Inglaterra Edward I. Os mongóis apenas abatidos, e preferindo fazê-lo a partir de uma certa distância.

A cidade de Nishapur se revoltaram contra o domínio mongol. O marido da filha de Genghis Khan foi morto, e, diz-se, ela pediu que todos na cidade ser condenado à morte, e, de acordo com a história, eles eram.

Em Azerbaijão, Armênia e da Europa Oriental

Enquanto Genghis Khan foi consolidando suas conquistas na Pérsia e no Afeganistão, uma força de 40.000 cavaleiros mongóis empurraram através Azerbaijão e Armênia . Eles derrotaram os cruzados georgianas, capturou um genovês comércio de fortaleza na Criméia e passou o inverno ao longo da costa do Mar Negro. Como eles estavam indo de volta para casa se ​​encontraram 80.000 guerreiros liderados pelo príncipe Mstitslav de Kiev. A batalha de Kalka River (1223) começou. Ficar fora do alcance das armas rudimentares de infantaria camponesa, e com arcos melhores do que opor arqueiros, eles devastaram exército permanente do príncipe. Enfrentando cavalaria do príncipe, que falsificou um retiro, chamando a cavalaria blindada para a frente, aproveitando-se da vaidade e excesso de confiança dos aristocratas montados. Mais leve e mais móvel, eles amarrados e cansados ​​os perseguidores e depois atacou, matou e os derrotou.

Em 1225, Gengis Khan voltou para a Mongólia. Ele agora governado tudo entre o Mar Cáspio e Pequim. Ele olhou para a frente para os benefícios mongóis da caravana do comércio e tributo desenho dos povos agrícolas do oeste e leste. Ele criou um eficiente sistema de pônei expressa. Querendo há divisões crescentes da religião, ele declarou a liberdade de religião em todo o seu império. Favorecendo a ordem ea prosperidade fiscal produção, ele proibiu as tropas e autoridades locais para as pessoas de abuso. Em breve novamente, Genghis Khan estava em guerra. Ele acreditava que o Tangut não estavam vivendo-se às suas obrigações de seu império. Em 1227, em torno da idade de 65 enquanto liderava a luta contra o Tangut, Genghis Khan, diz-se, caiu do cavalo e morreu.

Em termos de quilômetros quadrados conquistados, Genghis Khan foi o maior conquistador de todos os tempos - o seu império de quatro vezes maior do que o império de Alexandre, o Grande. A nação mongol acreditavam que ele tinha sido o maior homem de todos os tempos e um homem enviado do céu. Entre os mongóis ele era conhecido como o Santo Guerreiro, e não ao contrário dos judeus, que continuaram a ver a esperança de um rei conquistador (messias) como David, mongóis eram para continuar a acreditar que um dia Genghis Khan subiria novamente e conduzir o seu povo para novas vitórias.

Fonte: www.fsmitha.com/h3/h11mon.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Gengis_Khan