Últimas notícias do Viking
Mundo, Historiografia, Arqueologia, Astronomia e Concursos para professores em todo o Brasil

domingo, 30 de outubro de 2011

Os marcos que mudaram as Eras: A Era Contemporânea, O nosso momento.

Depois da Revolução Francesa, a humanidade caminhou para um novo período da História. O período em que o pensamento não se restringiu apenas em teorias e hipóteses, as ações se expandiram, modificando o convívio humano em seu ambiente. O que antes, a história era limitada apenas aos que tinham o poder de cultura, se liberou para as massas, que compartilhou nas ações da história mundial. O resultado desse compartilho esta em sua frente, ao seu lado, no que você esta vestindo ou comendo. A tecnologia avançada é, e ainda permanece como o resultado da “Era Contemporânea”. Não sendo falho em se referir que outras eras não houveram mudanças significativas. Vejamos por pequenos exemplos: A criação da política como conhecemos foi fruto de civilizações como a grega e romana na “Idade Antiga”; A fortificação de religiões como a Cristã e a Islâmica que organizaram a partir da “Idade Média”; E a desenvoltura artística e ideologia a partir do Renascimento, fortalecido na “Idade Moderna”.

Um ponto característico na era Contemporânea é a rapidez das mudanças através da globalização tecnológica e de informações. Como se caracteriza? Simplesmente pelos meios de transporte e de comunicação, um avanço dado por um processo progressivo que, como a Francesa, também é chamado como Revolução: A “Industrial” (já apresentado nesse blog) modificou o cotidiano social, deu alicerces aos sistemas econômicos como o Capitalismo e o Socialismo, acelerou o conhecimento cientifico e unificou mais ainda a humanidade em todos os pontos do planeta. Mesmo que depois foi detectado profundas falhas nessa Revolução Industrial - mas essas falhas se devem muito do senso individualista do homem - o processo dessa Revolução é o único que perpetua nos dias de hoje. Sua funcionalidade ainda é questionada, mas nunca derruída. Pois ela se enraizou no âmago humano de tal forma, que se tornou impossível desvencilhá-la da organização da sociedade.

Já publicamos muitos materiais referentes ao período Contemporâneo e seria difícil especificar um momento marcante nessa era. Foi então a preferência de publicar uma matéria escrita pelo responsável desse blog. Assim provar que, além de tudo, temos também nossa opinião exclusiva. Houve muitos questionamento por utilizar matérias de diversos sites como postagem, mas isso se deve a dificuldade cronológica de manter esse blog atualizado e disponível para a leitura e utilização didática dos textos. Essa matéria também é um presente a todos que nos acompanharam em um ano de existência do Bruto. Além de conhecer a História, fizemos algo ousado como colocar o humor e o entretenimento em nossas páginas, tirando o marasmo dessa disciplina que é considerada de um ponto essencial a formação critica das pessoas, mas em outro ponto um fator maçante e inútil por muitos. Tal prova esta na quantidade de páginas visitadas, demonstrando que o Blog tem importância na internet. Assim deixamos nossos profundos agradecimentos ao sites e blogs que colaboram nas matérias, fotos e ilustrações, as redes sociais que nos divulgam, a Google - Blog Spot por conceder esse espaço, Ao Prof. Alex da FESB pelo incentivo e a todos que acompanham nossas páginas.
NOSSO MUITO OBRIGADO!!!
Texto: D. Mambera

Fonte: Bruto Informativo da História
Imagens: www.acervosaber.com.br
www.cherrykarool.blogspot.com