Jasper Maskelyne (1902-1973) foi um ilusionista britânico famoso entre a década de 1930 e 1940. Descedente de personalidades importantes na Inglaterra como seu avô John Nevil Maskelyne um dos fundadores da magia britânica. Jasper ficou mais lembrado, no entanto, pelos seus serviços na área de inteligência militar britânica durante a Segunda Guerra Mundial , criando em grande escala armadilhas, enganos, e camuflagem. Antes da Segunda Guerra Mundial Maskelyne era um "cavalheiro" na Antiga Ordem dos "Froth Blowers" , um setor de caridade da maçonaria que operava 1926-31.
Quando a Segunda Guerra começou, Maskelyne podia simplesmente usava seus talentos para o entreterimento dos soldados no front de batalha como todos os artistas faziam. Contudo ele queria mais do que isso. Então ele convidou um comando de oficiais de alta patente a estarem a margem do rio Tâmisa enquanto um navio de guerra alemão apareceu perante os presentes atonitos, mas isso era uma ilusão criada por Maskelyne usando espelhos e um modelo bem menor que o tamanho original.
Em Janeiro de 1941, o General Archibald Wavell criou uma Força de subterfúgios e contra-espionagem. Maskelyne foi designado para servir nela e reuniu um grupo de 14 assistentes, incluindo um arquiteto, restaurador de arte, carpinteiro, químico, engenheiro elétrico, eletricista, pintor e construtor de encenação. O grupo foi apelidado de Gang Magic. e foram designados para auxiliar as tropas aliadas na Africa ocidental.
A Gang Magic construiu uma série de ilusões. Sob a orientação de Maskelyne, eles usaram lonas pintadas e madeira compensada para fazer jipes velhos parecem com tanques - com cobertura de um tanque quase identico - Eles criaram tropas de exército com bonecos e navios de guerra ao mesmo moldes da sua primeira façanha, mas desta fez com modelos em mesma escala.
Uma réplica feita pelo Gang Magic |
Suas maiores ilusões era para esconder o porto de Alexandria e o Canal de Suez para desencaminhar os bombardeiros alemães, recriando o padrão do porto de iluminação exatas três milhas de distância.. Ele construiu uma maquete durante a noite, as luzes de Alexandria, com edifícios falso, farol e baterias anti-aerea. Para mascarar o Canal de Suez, ele construiu um cone de espelhos rotativos que criou uma roda de luzes estroboscópicas girando nove milhas de largura, feito para deslumbrar e aos pilotos inimigos desorientados, para que suas bombas aéreas cairiam fora do alvo verdadeiro.
Em 1942, mais uma façanha: A Operação Bertram , antes da batalha de El Alamein . Sua tarefa era fazer com que o marechal alemão Erwin Rommel achar que o ataque estava vindo pelo sul do deserto africano, o Gang Magic começou ali naquela região a formar uma base militar com todos os detalhes criando 2.000 tanques e veiculos militares falsos com pirotecnia convincente. Fizeram estruturas tanto civis como militares, uma linha ferroviária, eles também construíram um aqueduto que quase chegava a ser original e para complementar a farsa, utilizaram falsas transmissões de rádio que fossem captadas pelos alemães com a intensão de enganar o comando aéreo. O plano realmente funcionou e ajudou o general Bernard Montgomery a atacar pelo norte as frentes nazistas.
Magic The Gang foi dissolvida depois da batalha e, apesar de Winston Churchill elogiou seus esforços, Maskelyne não receber a valorização que ele desejava. Maskelyne tentou retomar sua carreira no palco depois da guerra, sem muito sucesso. Ele também publicou um livro sobre suas façanhas, Magic: Top Secret, em 1949. Maskelyne terminou seus dias em relativa obscuridade como um fazendeiro no Quênia e morreu em 1973.
Fonte: Wikipédia UK.
http://en.wikipedia.org/wiki
http://www.worldlingo.com/
Texto adaptado por Dave Mambera - davemambera@hotmail.com